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A cada ano, o calendário Vespa mostrava os últimos lançamentos de scooters Vespa e, com o passar do tempo, as modelos se tornaram mulheres mais independentes e modernas.
Mencione a frase “scooter Vespa” para pessoas de uma certa idade e você evocará uma imagem em suas mentes do icônico calendário da Vespa. Desde a década de 1950, este calendário é reconhecido em todo o mundo como um exemplo de beleza impressa. Estes calendários eram especialmente famosos na Itália, onde a marca se originou, mas logo se espalharam para outros países. Isso porque apresentava ilustrações elegantes de mulheres bonitas em cenas que exibiam a scooter Vespa em vários locais e situações.
Lançado em 1951 pela agência de publicidade da Piaggio, o calendário da Vespa que apresentava garotas glamourosas em cenários da Itália pós-Segunda Guerra Mundial, foi um sucesso imediato com o público. Ele surgiu para exemplificar o espírito da Itália ao lidar com todos os tipos de entraves para se reconstruir após os horrores da guerra. O calendário mostrava não apenas mulheres bonitas, mas também inteligentes e independentes. Elas eram sempre ilustradas com uma scooter Vespa nas proximidades, e algumas das cenas mostravam as modelos como jockeys, marinheiras e aeromoças.
A cada ano, o calendário mostrava os últimos lançamentos de scooters Vespa e, com o passar do tempo, as modelos se tornaram mulheres mais independentes e modernas.
Os estilos mudaram e, a partir de 1955, o calendário começou a apresentar as modelos em situações não profissionais, mas com aparência e estilo elegantes, exatamente como as scooters com as quais eram ilustradas. O calendário se tornou muito popular e, em 1956, a empresa promoveu uma promoção na qual as pessoas podiam votar na garota mais bonita do calendário e milhões de pessoas votavam.
A cada ano, o calendário ficava mais popular, com modelos e estrelas de cinema competindo para serem incluídas. Em 1965, quase um milhão de calendários foram impressos em oito idiomas e três edições.
Em 1968, o calendário voltou a dar ênfase à garota simples e despojada da vizinhança, e as modelos foram retratadas em cenas ao ar livre, como parques e praias. A Vespa na época era promovida como o veículo mais limpo do mercado.
Ao longo dos anos, o calendário Vespa continuou sendo valorizado por colecionadores em todo o mundo.
Posted on: 01/10/2019