Feliz aniversário Vespa! Este ano, a lendária scooter amada em todo o mundo, comemora o seu septuagésimo quarto aniversário. A Piaggio patenteou o design do primeiro modelo da Vespa em 23 de abril de 1946, e poucos meses depois começou a produção do modelo “98cc” em sua fábrica histórica de Pontedera, perto de Pisa, na Toscana.
Desde o início, a Vespa não era apenas uma scooter. Era um símbolo do progresso e renascimento de um país inteiro após a Segunda Guerra Mundial. Até hoje, ela ainda representa a prova tangível do talento italiano e do “Made in Italy”. A Vespa é uma tradição eterna, um emblema de liberdade e aventura e companheira de muitos viajantes que partiram em viagens inesquecíveis.
Graças à Vespa, a geração italiana dos anos 50 descobriu o gosto pela viagem de duas rodas. Pilotando uma Vespa, eles podiam escapar da vida cotidiana, saindo das cidades para chegar à beira-mar ou ao campo, aproveitando o tempo com amigos e amantes.
Durante esses longos setenta e quatro anos, a Vespa aumentou seu charme e relevância social, tornando-se objeto de culto para milhares de pessoas. Atualmente, os fã-clubes contam com mais de 60 mil membros e, todos os anos, participam de reuniões em todo o mundo para compartilhar sua paixão com outros admiradores.
74 anos de Vespa
A Vespa, com mais de 18 milhões de motos vendidas, é a scooter mais vendida no mundo.
Esta scooter, que se tornaria a mais famosa do mundo, nasceu graças a uma idéia do Sr. Enrico Piaggio. Naquela época, a família possuía uma fábrica de aviões, mas após as duas guerras mundiais, ele entendeu que precisava converter seus negócios para ajudar os italianos com um meio de transporte mais moderno e acessível.
Enrico Piaggio encomendou um novo modelo de moto ao engenheiro aeronáutico italiano Corradino D´Ascanio.
O resultado foi um veículo revolucionário com uma série de inovações que fizeram da Vespa o ícone que todos conhecemos. Pilotos não precisavam mais ficar com as pernas em volta do assento como cowboy, mas viajantes podiam ser elegantes (mesmo mulheres com saia), podendo ficar confortavelmente sentados como em um carro, avião ou trem.
Até o nome vem da intuição de Enrico Piaggio. Quando viu o primeiro protótipo, exclamou que se parecia com uma vespa graças ao formato do corpo: as duas partes mais grossas, frontal e traseira, conectadas por uma cintura pequena e os dois espelhos retrovisores que pareciam antenas.
O sucesso foi imediato. As pessoas adoravam a simplicidade do design, a facilidade de andar com a scooter e a confiabilidade. No mesmo ano da patente, a fábrica em Pontedera produziu 2484 unidades da novíssima Vespa 98cc que foram vendidas ao preço de 55.000 liras (hoje, 28,50 euros).
Depois de apenas dez anos, a Piaggio vendeu mais de um milhão de peças. Durante esses 74 anos, mais de 150 modelos de Vespa foram lançados no mercado. Mas as mais famosas continuam sendo as 125cc fabricadas em 1953.
A reputação da Vespa aumentou ano a ano graças às excelentes estratégias de marketing e às grandes campanhas publicitárias. Até os maiores diretores de Hollywood, enfeitiçados pela Vespa, decidiram usar a scooter em seus filmes. Os fãs mais famosos do cinema foram, sem dúvida, Gregory Peck e Audrey Hepburn que, no filme “A princesa e o plebeu”, a comédia romântica americana de 1953, dirigida por William Wyler, percorrem as ruas da capital Italiana com a Vespa.
Em todo o mundo, o mês de abril é um mês de comemoração para a Vespa e seus fãs! Então celebre o seu amor pela Vespa e seus 74 anos de inovação e influência para o mundo das duas rodas!
Posted on: 24/03/2020